Parem as Tar Sands

Bem vindos ao International Stop the tar sands day newsletter! Nós vamos tornar possível o dia parem as tar sands no Canadá, USA, Europa, Austrália e América Latina.

A newsletter, é para dar a todas as pessoas uma ideia dos progressos até ao dia.

Progressos como:

* Sierra Club, Polaris Institute e membros do Greepeace Alberta entusiasticamente esperam para nos dar uma ajuda. ( Bom Trabalho Sónia)

- No Reino Unido, a unica organização europeia que está devotada em combater as tar sands (UK tar sands network) está interessada em ajudar. ( Boa Peter)

* Grupos no Nebrasca, e Oklahoma irão juntar-se a nós. ( Boa Steph)

* Temos respostas de grupos da Costa Rica e Venezuela ( que tem o 2 maior deposito de tar sands do mundo) Bom trabalho Jorge

* Poderá haver um concerto em Lethridge, Alberta no grande dia. Boa Glenda.

“ Só quando conseguirmos entender nois vamos preocupar, só quando nos preocupamos queremos ajudar, só quando ajudar-mos poderemos salvar”—Jane Goodall

INTERNATIONAL STOP THE TAR SANDS DAY 2011

 

O titulo da newsletter é para nos manter divertidos!

Vamos começar com as datas ou a data e depois vamos para as bananas.

A data do ISTS DAY 2012 será anunciada em Janeiro. Como já mencionamos planeamos organizar uma votação on line para o ISTS Day. Iremos usar um doodle poll para aqueles que recebem a newsletter. Para aqueles membros do facebook usaremos a “Ask Question”. Votem só uma vez. Estamos abertos aos sábados possíveis de 1 de Maio a 31 de Junho. Com o campeonato europeu em Junho, queremos dar hipótese aos que gostam de futebol de não perderem os jogos. Já tivemos de adiar o 1º ISTS Day para Julho devido ao campeonato do Mundo 2010.

Depois de se marcar a data, começaremos a pedir ajuda. Precisamos de toda a ajuda possível e diferentes acções para fazer do ISTS Day 2012 maior e melhor. Cada um de vós pode partecipar e toda a ajuda é boa.

Agora as bananas! Lembram-se das fotos do ISTS Day em 2011 nos EUA que envolvia bananas?

Esta semana a empresa que produzia as bananas nas fotos Chiquita, anunciou que vai tentar eliminar o uso de combustíveis Tar Sands no transporte dos seus produtos. Considerando a Chiquita como uma das maiores produtoras de bananas do mundo, isto pode ser importante. Tiramos o Chapéu aqueles que tornaram isto possível, ForestEthics.

Outros desenvolvimentos no mundo das Tar Sands não são tão boas, infelizmente. A maioria dos membros da UE estão divididos sobre a Directiva Qualidade do Combustivel com muitos dos ministros da economia contra a DQC e os ministros do ambiente. A DQC pode ainda ir para os dois lados. Veremos o que acontece em Janeiro. Os republicanos querem forçar Obama a tomar uma decisão sobre o Keystone XL dentro dos próximos 60 Dias. Vamos ver se Obama assina. Enquanto preparamos o ISTS Day 2012 iremos ajudar os movimentos que fazem campanha como podermos.

The Athabasca Chipewyan First Nation está a processar a Shell por falhar as suas obrigações contractuais em diminuir o impacto das Tar Sands nas comunidades. È preciso muita coragem para enfrentar uma gigante como a Shell e espero que encontremos uma maneira de os ajudar.

È muito cedo para dizer que 2011 foi um ponto de viragem no movimento contra as Tar Sands, mas aproximámos mais a ideia de acabar com o maior e mais destrutivo projecto de energia da terra. Obrigado por tudo o que foi fieto este ano.

Wishing you all a Merry Christmas and Happy New Year! - Derek European Organizer derek.ourdecade@gmail.com - www.stoptarsands.eu

Article on Chiquita moving away from tar sands oil http://business.financialpost.com/2011/12/16/oil-sands-embroiled-in-banana-wars/

The (oil) Empire Strikes Back - Keystone XL http://www.tarsandsaction.org/update-congress-keystone-xl/#more-2158

Athabasca Chipewyan sue Shell http://www.ienearth.org/news/athabasca-chipewyan-first-nation-serves-shell-canada-with-intent-to-sue-over-tar-sands-projects.html

 

International Stop Tar Sands Day 2012

Aconteceu.

No ultima segunda-feira, foi um dia memorável para o Canadá e para todo o movimento que existe para parar as Tar Sands. Foi a maior de sempre no Canada contra a exploração Tar Sands. E tudo aconteceu à porta do governo Canadiano.

Eventualmente teria de chegar a este ponto. O governo canadiano continua um dos maiores defensores da exploração das tar sands e a indústria não conseguirá seguir em frente sem o apoio do governo. Parar as tar sands é também um reavivar da luta democrática no Canadá. Tendo tudo isso em consideração, Parliament Hill não parece ser um local ideal para protestos, opinião pessoal. Não sei o número exacto de participantes na Ottawa Action, 1000;2000, mas sei que mais de 100 pessoas saltaram a cerca policial e esperaram pela policia, para serem detidos.

O vídeo em baixo conta bem a história: http://www.youtube.com/watch?v=CiJJ1nygwi8&feature=youtu.be&noredirect=1

Mais uma vez, quando pensamos que as coisas não podem ficar melhor, os organizadores da Tar Sands Action em DC anunciaram esta semana que pretendem cercar a Casa Branca no dia 6 de Novembro, como um lembrete pré eleitoral a Obama, do povo que o elegeu em primeiro lugar. Aparentemente, mais de 1000 pessoas já se voluntariaram para a acção. Podes saber mais aqui:

http://www.tarsandsaction.org/invitation-join-tar-sands-action-dc-nov-6th/#more-1540

E, mais uma vez, não pára por aqui. Justin em Roma está atentar organizar um dos primeiros protestos contra as tar sands no dia 29 de Outubro. Se quiseres participar ou mostrar apoio visita: http://www.facebook.com/event.php?eid=281984355163281

E, ainda, People & Planet no Reino Unido estão a preparar uma acção teratral paraa dia 17 de Outubro em solidariedade para com Beaver Lake Cree´s que esta numa batalha “legal” contra os governos de Alberta e do Canadá. Para mais detalhes: tarsands@peopleandplanet.org

Mais, o tempo aproxima-se para voltar á acção. Queremos anunciar a data para ISTS DAY 2012, para o final de Novembro. O que significa que vamos passar o tempo até lá a perguntar aos amigos, familiares, colegas de trabalho e todos os que estiveram envolvidos nos dias ISTS DAY no passado, no presente e no futuro, o que acham que se deve fazer no dia ISTS DAY 2012.

Vamos a isso!   http://stoptarsands.yolasite.com


 

Olá.

Para começar, AJUDA!!!

Sem pânico, com calma. Estou com dúvidas na data para o dia Internacional Stop Tar sands Day 2012. Prometi que iria anunciar a data no final de Novembro, e não parece que vou conseguir cumprir a promessa. Ainda não consegui decidir qual o fim de semana de verão de 2012 será o melhor para o dia ISTS DAY.

Pode parecer fácil, mas com a diferença de pessoas, situações que estão espalhadas pelo mundo envolvidas no Dia ISTS, torna-se complicado, é difícil escolher um bom dia para todos sem vos perguntar. Mais, também tenho esperanças que possamos tentar fazer uma reunião, para que todos os que recebem as cartas e acompanham no facebook possam ter a sua opinião sobre o dia da manif.

Esta carta de pedido de ajuda é para quem está ai, e quer participar neste evento, o que seria óptimo. Se não, a data (mais do que certa em Junho) será anunciada na passagem de ano.

Ponto dois:

Boas notícias! No inicio do mês a Comissão Europeia finalizou o seu trabalho sobre a Directiva de Qualidade para Combustível, e sim meus amigos, o valor separado para as tar sands é de 107gCO2ep/MJ foi registado. Traduzido – a UE reconhece as Tar Sands como tento uma pegada de carbono maior que a do petróleo convencional. O documento foi enviado aos vários membros e o destino da DQC depende deles.

È um passo para um precedente internacional para o petróleo Tar Sands, mas ainda não acabou. A Grã-Bertanha foi “generosa” o suficiente para se oferecer como lobbista com os membros da UE em nome da industria Tar Sands para rejeitar a DQC (directiva de qualidade de combustíveis). De certo a Shell, BP, Total Oil e Statoil irão fazer o mesmo. Será a foto de família no final.

Ainda há tempo para contactar o teu ministro do ambiente por E-mail, Telefone, reunião para encorajar o país a apoiar a DQC. A rede Tar sands UK e People & Planet não perderam tempo a trabalhar com o governo de Cameron. Fizeram duas boas acções em menos de uma semana! Podes ver o filme: www.no-tar-sands-org.

No dia 6 de Novembro o movimento Tar Sands Action está pronto e promete! 3000 Pessoas irão cercar a casa branca, que acredito serem mais que as de acção em Agosto. Tem sido fantástico ver o movimento a crescer. Ainda é melhor para mim quando vi que bem que trabalhavam no movimento para as queimas de gás. Algo que quero ver no Dia ISTS em 2012.

Penso que temos o potencial para fazermos um dia que não só reconhece que as Tar Sands podem ser encontradas fora de Alberta, mas também um dia que falará contra o desenvolvimento de outros convustiveis não convencionais como Oil Shale e gás natural oriundo das queimas. O Dia ISTS pode ser o dia para se dizer não a energias extremas.

Derek,ISTS Day!

 

Cá vamos nós outra vez…

Parece que as coisas estão a andar bem para a acção Tar Sands Action em Washinton DC (20 de Agosto a 3 de Setembro) para parar a aprovação do oleoduto keystone XL. Esperam-se 1000 participantes e o seu grupo de apoio no facebook está perto dos 2000.

www.tarsandsaction.org

Bom, agora é a nossa vez. Até agora João em Portugal, Ries na Holanda, a equipa de Berlim na Alemanha, e “People and Planet” no Reino Unido têm expressado interesse em levar a cabo acções de solidariedade na Europa (ver lista de contactos abaixo). Em Berlim, estamos com força na nossa Tar Sands Bike Tour no dia 20 de Agosto para mostrar o “financial pipeline” entre a Europa e as Tar Sands. Em Lisboa, Portugal, o João está atentar organizar um Circo Tar Sands no dia 3 de Setembro para demonstrar os absurdos do desenvolvimento das tar sands.

Eu sei que pode ser pedir muito, dois meses depois de termos organizado várias demonstrações internacionais para parar as Tar Sands, mas gostaria-mos de ver mais acções espalhadas pela Europa e pelo Mundo. O que os nossos companheiros vão fazer em frente da Casa Branca é uma inspiração e por isso merecem todo o apoio que lhes possamos dar.

O que fizeres para a tua acção de solidariedade é opção tua. Temos pedido para se tentar levar a cabo as demonstrações junto a consulados ou embaixadas dos EUA, e se possível no primeiro dia 20 de Agosto ou no fim dia 3 de Setembro. A ideia por detrás das acções de solidariedade é que o maior número possível de olhares estejam em DC durante os dias da Tar Sands Action e que os participantes sintam e saibam que não estão sozinhos.

O facebook dos eventos das acções de solidariedade é: http://www.facebook.com/event.php?eid=101100053325043

De volta á Europa, o documento da Directiva da Qualidade do Combustível na UE não vai chegar aos membros da União Europeia antes das “férias”. Infelizmente, foi bloqueada pelos comissários para o comércio, competição e energia da UE.

http://www.europeanvoice.com/article/imported/split-over-emissions-from-tar-sands/71624.aspx

No melhor das hipóteses, a DQC será enviada aos estados membros em Setembro. Eu sei que isto é realmente frustrante, mas penso que devemos usar isso. Dá-nos mais tempo para recolher assinaturas para os postais da Lush, conseguir encontros com os Ministros do Ambiente para saber o que pensam das tar sands e chamar a atenção ao governo Canadiano e a indústria Tar Sands para não interferir na democracia da UE. Podemos incorporar a DQC nas acções de solidariedade para com a Tar Sands Action.

Lá porque os políticos tiraram férias não quer dizer que nós tiremos também.

 

Olá.

Eu sei que disse isto á duas semanas, mas não sei por onde começar a desenvolver os últimos conhecimentos. Estão a acontecer tantas coisas nestas últimas semanas que ainda estou a tentar absorve-las todas. Vai ser um Verão ocupado!

Primeiro, depois de chegares ao fim deste texto, a questão provavelmente será:

O que posso fazer como individuo sobre tudo isto?

Estão a acontecer muitas coisas como vais poder ver. Pode-se começar a falar do assunto a amigos. Uma vez ouvi alguém dizer que uma das soluções para as mudanças climáticas é falar. Isso é verdade. Quanto mais pessoas sabem sobre o problema, mais pessoas são parte da solução.

Também podes participar e ajudar organizações e grupos que estejam envolvidos em campanhas. Podes também iniciar o teu próprio grupo, e ser um activista freelance! O dia ISTS começou com uma pessoa, e uma ideia. Como indivíduos pode-se fazer muito.

Se planeias seguir um destes caminhos, mas precisas de um pouco de ajuda, contactar: www.stoptsands.yolasite.com/contact-us.php

Últimos acontecimentos….

1- Tar sands action na casa branca (20 de Agosto 3 de Setembro)

Pode-se dizer que as coisas já começaram esta semana, quando pessoas em Montana invadiram o escritório do governador em protesto contra o oleoduto keystone XL.

www.usatoday.com/news/nation/2011-07-13-montana-oil-protest n.htm

Temos mais ou menos um plano com 2 pontos de como nós fora de Washington DC pode ajudar a acção na Casa Branca:

- Acções de solidariedade pelo mundo para que os nossos companheiros nos EUA não se sintam tão sozinhos.

- Espalhar a palavra, usar os contactos que temos com organizações, internet, grupos, média, e fazer com que os olhares dos amigos, familiares e do mundo estejam em DC estas duas semanas de desobediência civil para parar a aprovação da extensão do oleoduto keystone XL.

No Canada já estão a preparar acções: ottawaaction@gmail.com

Na Europa, estamos a decidir, mas parece que vamos tentar fazer algo no dia 20 de Agosto. Pensamos que era bom que a campanha na Casa Branca comece com um apoio internacional bombástico (no bom sentido da palavra).

Em Berlim estamos a considerar ou uma marcha da Embaixada do Canadá até á embaixada dos EUA, com uma vigília de velas, ou um passeio de bicicleta com paragens nos bancos, embaixadas, ministérios e bombas de gasolina que estejam conectados com as tar sands.

2-A Directiva para Qualidade do Combustível da UE

O projecto da DQC esta atrasado para ser entregue aos membros da União Europeia. Parece que alguns comissários estão a trava-la porque estão contra o valor médio para as tar sands. Esperamos que para a semana já seja entregue. Nunca se deve subestimar o poder do lobbing da indústria tar sands canadiana.

3-União Europeia / Canadá (CETA) negociações sobre o comércio livre

A rede tar sands do Reino Unido e seus companheiros estão a fazer um bom trabalho em Bruxelas nas conversações da CETA que estão a decorrer neste momento entre o Canada e a UE. O current draft do acordo contém uma cláusula particularmente perigosa. A cláusula “investidor do processo de disputa estatal”, pode, por exemplo dar poder as companhias petrolíferas europeias, para desafiar e derrubar qualquer tentativa do Governo de Alberta ou do Canada de regular a industria tar sands se essas regulações se meterem no caminho da Shell, BP, Total Oil, etc.. de fazer negócio.

È o governo Canadiano que está a pressionar para que esta cláusula seja inserida! AHHH? Faz com que se pergunte: Para quem trabalha o governo canadiano?

Para acompanhar o progresso da rede tar sands no Reino Unido e os amigos em Bruxelas e no resto da Europa vai a : www.no-tar-sands.org

 

Boas.

Esperamos ter um relatório das acções muito brevemente, mas acontecimentos recentes atraiu a nossa energia e atenção para outro ponto. Mantenham-se atentos nas próximas semanas ao site: www.Stoptarsands.eu, para o relatório final das acções.

Antes de seguirmos para os desenvolvimentos, precisamos de algum feedback de todos vocês. Muitos ouviram falar que o dia ISTS é construído na base muitas ideias de muitas pessoas diferentes. Para podermos melhorar o evento do ano que vem, precisamos de ideias de ti enquanto tudo está fresco na nossa cabeça. Se poderes tirar 15 min para responder á seguintes questões:

Que melhoramentos podem ser realizados?

Quer sejas organizador de um evento, ou alguém que lê os nossos comunicados, comunica queremos a tua opinião. Manda os teus comentários, conselhos para: istsday.newsletter@gmail.com

Onde começar?

O projecto de directiva sobre a qualidade dos combustíveis da UE será enviado aos membros da união europeia nas próximas semana. Os estados membros irão depois tomar a decisão se apoiarão ou rejeitarão o projecto. Apoiar o projecto significa ordenar que o petróleo tar sands seja identificado como tendo um valor mais elevado de pegada carbónica que o petróleo convencional. Os estados membros têm as cartas na mão.

Se alguma vez ouve uma altura para telefonar, escrever ou encontrar com membros do ministério do ambiente, essa é agora. Coma excepção do Reino Unido, a decisão de apoiar a FDQ será feita pelo ministério do ambiente da união europeia. A Lush escreveu uma formulação de uma carta que pode ser mandada para o teu ministro do ambiente: www.lush.co.uk./articles/our-ethical-campaigns/tar-sands100-1023010.html

Na queda, veremos se a união europeia tomou a decisão certa.

Desenvolvimento nr 2- alguns dias depois do dia ISTS 2001 encontra isto:

http://www.thenation.com/blog/161604/bill-mckibben-naomi-klein-call-civil-disobedience-tar-sands

È chamado de “Tar Sands Action” e em termos de números de participantes vai ser maior que o dia ISTS. Muitos nomes sonantes estão apoiar, consistirá em 3 semanas de desobediência civil em frente á Casa Branca para exigir ao governo dos EUA para não aprovar o oleoduto keystone XL. Se aprovado, este projecto irá aumentar em dobro a quantidade de petróleo tar sands consumido pelos EUA. Se rejeitado, fica-se um passo mais perto de fechar as tar sands.

As primeiras coisa que podemos fazer para ajudar são espalhar a notícia da acção sobre as tar sands ao maior número de pessoas possíveis, para que os olhos estejam em Washington DC no dia 15 de Agosto até 5 de Setembro. Fica aqui o Web site: http://www.tarsandsaction.org/invitation/

Depois, um por um todos por nós vamos ter de decidir o que fazer para ajudar. Temos uma boa rede de informação que se espalha por 50 cidades em 4 continentes diferentes. Será uma pena se não a usarmos. Se o projecto Keystone XL for rejeitado e a FDQ for aprovada, 2001 pode ser o ponto de viragem na campanha “parem as tar sands”. Uma oportunidade que não se pode deixar passar.

Os organizadores do dia ISTS já estão em discussão para o que se fazer no final de Agosto para que as pessoas em frente à Casa Branca não se sintam sozinhas.


18 de Junho 2011:

Extracção de betume irá arruinar comunidades, avisa a Environmental Rights Action, à Comissão Federal.

A ERA/FoEN (Friends of the Earth Nigéria) disseram ao governo federal para parar o plano para explorar betume nas comunidades de Lagos, Ondo, Edo, Kogi, e outros locais de betume na Nigéria.

ERA/FoEN fizeram o apelo num comunicado de imprensa em Benin City pela ocasião do dia ISTS que se comemora todos os 18 de Junho para apelar aos governos pelo mundo para redireccionarem cerca de $1.8 biliões de subsídios dos investidores das tar sands para comunidades e indivíduos que promovam a sustentabilidade ecológica.

O Governo Nigeriano nunca deixou de falar do potencial da Nigéria em tar sands e recentemente anunciou a cedência de blocos de betume a algumas companhias. Informação sobre o processo de licitação continua confinado ao governo enquanto o publico em geral é mantido desinformado das actividades.

“ Não só foi o processo de licitação para a falha na cinta de betume, provas do mundo inteiro mostram que a extracção polui rios, destrói florestas, instiga crises em comunidades pacíficas”, diz: Godwin Ojo, director da ERA.

“ È uma ironia enquanto o publico nigeriano e especialmente comunidades nos locais de extracção não sabem de nada sobre os acordos do governo nigeriano com as empresas de extracção de betume, ou os custos ambientais e sociais desta aventura, o mesmo governo está ocupado a dizer ao mundo que espera benefícios financeiros da extracção de betume”.

Ojo explicou que provas de todo o mundo e de países como o Canadá mostraram que a extracção de betume expõe as comunidades locais a metano, e outros químicos perigosos.

No processo água, terra e ar são destruídos.

“Estamos solidários com as comunidades locais mundiais e reiteramos que as renováveis são o caminho a seguir. A extracção de betume como combustíveis fosseis só irão instigar poluição e crises indetermináveis nas comunidades na

Nigéria. Juntamo-nos a este dia ISTS contra a extracção de betume e exigir que deixem o solo em paz.

Isto é o que está a acontecer na frente da tar sands Austrália.

Bons desenvolvimentos:

1)A policia de Western Austrália contactou-nos sobre uma possível demonstração em perth. Não sei como souberam de nós, mas sei que já se fala!

2)Tenho um mail de um estudante eco-activista de Sydney, com o nosso projecto, pedindo ás pessoas para se envolverem, dizendo: “ isto tem de acontecer!”…siga:)

3)Joel é o nosso contacto em Melbourne, bem vindo!!!

Até agora fizemos contacto com activistas e lentamente envolvemos os amigos para ajudar! Conheces alguém que queira se juntar?

As duas principais razões porque estamos a planear demonstrações na Austrália são:

1) O banco ANZ investe nas tar sands, a Greenpeace Australia já fez uma campanha contra o ANZ, pode ser que o Internacional Stop tar sands day puxe alguns cordéis que já tenham activado e inspirado pessoas a retirarem o seu dinheiro deste banco.

2) A Austrália tem depositos Oil sahle, em Queenslahd. As oil shale são semelhantes às tar sands. Mas são rochas que contem substancias que podem ser convertidas em crude sintético usando energia intensa e devastando o ambiente nos processos, igual ás tar sands.

O depósito Queensland oil shales ainda não foi totalmente desenvolvido…ainda. A primeira tentativa foi em 2004. Depois foi comprada por uma companhia que a quer desenvolver usando “tecnologia limpa” das… Tar sands do Canadá! Ainda estavam na primeira fase na última vez que investiguei, e ainda precisavam de aprovação para a segunda fase. Os Australianos pararam as oil shales uma vez, e vão para-la de novo!

Uma informação sobre o movimento australiano sobre mudanças climáticas:

O grande assunto na Australia é o carvão. O primeiro ministro Kevin Rudd foi abordado pelos lobbistas das empresas de carvão no ano passado quando ele tentava implementar uma taxa de carbono. A sua substituta por Julia Gillard segue a mesma política, com resposta dos conservadores que isso irá arruinar a economia. O debate climático está no pique na Austrália, protestos climáticos tem saído nos média. O facto de que existe uma “acção anti-climática”, campanha liderada pelos conservadores, nas rádios, indica que estão a ficar preocupados que possamos ter razão! As pessoa estão a interessar-se, e o movimento contra as tar sands e petróleos não convencionais está a crescer, venha Aussie, vamos lá…!

FELIZ CAMPANHA!

Happy campaigning! Cheree

 

 

Olá a todos!

Eu sei, Eu sei, eu disse que as notícias iam ser quinzenais e ultimo post que escrevi foi á um mês. Peço desculpa e tentarei cumprir os quinze dias.

Começando, existe uma petição sobre as tar sands para ser assinada. A petição vem dos nossos amigos em Bruxelas (WWF,Greenpeace, Freinds of the Earth, The Co-Operative, Transport & Enviromenment) que estão a trabalhar para assegurar que a UE não cede ás pressões do governo Canadiano e da industria de petróleo em relação á UE Fuel Quality Directive. Sim, este mesmo assunto outra vez! Se bem se lembram, a UE está a considerar dar o mesmo valor de carbono do petróleo convencional, ao petróleo tar sands dentro dos parâmetros da (UE FQD). Sabemos que isso é pura ficção, porque as tar sands têm um valor de gases efeito de estufa 3 a 5 vezes mais elevado que o petróleo convencional. Mas o governo canadiano insiste que dar um valor mais elevado ás tar sands do que o petróleo convencional é uma barreira ao comercio. Impressionante como a economia supera o ambiente.

Aqui está a petição. http://www.tarnishedearth.co.uk/sayno

Uma informação. Pete que é o nosso contacto em Londres, chamou atenção para isto. À duas semanas Kumi Naidoo escreveu no nosso mural do facebook.

“ Tendo visto a devastação nas tar sands de Alberta. Não hesito em dar a minha voz e apoiar-vos. Boa sorte e tudo de bom, Kumi

Kumi é o presidente da Greenpeace internacional

 

SAUDAÇÕES DE BERLIM!

O comissário da UE Climate Change confirmou em Março a UE fuel quality directive irá identificar o petróleo das tar sands como tendo uma pegada de carbono maior que o petróleo convencional. http://www.businessgreen.com/bg/news/2037761/eus-green-fuel-law-ident...

Será escusado dizer que nunca me senti tão contente com um bocado de legislação em toda a minha vida!

Não pensem que o governo canadiano e/ou a industria tar sands vão levar isto com agrado. Na semana passada o governo canadiano ameaçou levar a UE ao conselho da WTO ( World trade organization) se eles mantiverem esta decisão. http://www.newswire.ca/en/releases/archive/April2011/08/c2515.html

Esta confirmação pela UE é um grande passo no longo e inevitável caminho que levará ao fecho das tar sands. Continuamos na Europa a aumentar o conhecimento sobre a EU FQD e das tar sands para assegurar que a UE mantém a decisão correcta. Este ano não podia ser mais importante para levar cabo manifestações na Europa. Não só o governo canadiano ameaça os esforços da UE para reduzir as suas emissões de carbono, como estão a interferir na “democracia” europeia. Nenhum europeu escolheu que o governo canadiano fala-se por eles.

Algumas notícias. No dia 26 de Março em Berlim, Joe (organizador em Berlim) divulgou o último vídeo sobre as tar sands (Dirty oil) que foi bem aceite pela audiência. Na última semana, Micha (organizador em Amesterdão) organizou uma conferencia comigo e estudantes universitários em Middleburg, Holanda sobre international stop tar sands. Obrigado Micha e Joe pelo vosso trabalho para informar sobre a destruição das tar sands, mesmo antes da demostração dia 18 de Junho de 2011.

E no final de Abril, o Peter ( organizador em Londres) estará em Berlim para reunir com a equipa e discutir o que iremos preparar em frente á embaixada do Canadá por toda a Europa. No dia 13 de Maio, Joe e Jendrik (organizadores em Berlim) serão os oradores na passagem do film “ Crude- The Real Price of Oil” em Berlim.

As coisas estão a seguir em frente. Vamos continuar o bom trabalho!

Derek European organiser

 

This free website was made using Yola.

No HTML skills required. Build your website in minutes.

Go to www.yola.com and sign up today!

Make a free website with Yola