Parem as Tar Sands

Onde estão lcalizadas as Tar Sands

As Tar Sands estão localizadas em Três grandes áreas debaixo 140,800 km2 a nordeste de Alberta.



O que são as Tar Sands?

O desenvolvimento do óleo de areias é hoje considerada o maior projecto industrial á face do planeta. O nome Tar Sands ou óleo de areias é uma mistura de uma “gelatina de óleo misturada com areia e barro chamada de betume. O betume é extraído de (milhares de m2) florestas virgens causando a devastação de ecossistemas do tamanho da Bélgica, que muitos cientistas defendem nunca mais ser recuperável.


Porque é que provoca tantos danos?

Existem duas maneiras de chegar ao betume. Se estiver perto o suficiente da superfície, centenas de metros do solo é sugada da floresta deixando um escandalosos buracos negros. O betume é extraído do solo e transformado em óleo cru sintético, em seguida, conduzido às refinarias.

Quando as Tar Sands estão muito profundas é injectado vapor de alta pressão enquanto ainda está no solo para separá-la da areia para então poder ser canalizada para a superfície. Este método pode parecer melhor para o ambiente no entanto grandes quantidades de gás natural são queimados para criar o vapor com as emissões de CO2 deixando uma grande pegada de carbono ao invés de menor.

Devido às Tar Sands, Alberta emite uma incríveis 71 toneladas de CO2 per capita ( todo o Canadá 17, UK 10 e Tanzania 0.2)


Impacto ambiental

A enorme perda de floresta boreal significa uma perda de um ecossistema com uma capacidade de armazenamento de carbono que não pode ser encontrado em outro local do mundo. Enquanto a floresta encolhe o aumento das emissões de CO2 , combinado com o processo de extracção e refinaria as emissões numa base diária é maior do que todos os carros que estão sendo conduzidos no Canadá.

A raspagem do solo e a injecção de vapores requerem grandes quantidades de água. 7000 litros de água são necessários para produzir um barril de petróleo, 1,4 milhões de barris são enviados todos os dias. Este tremendo desperdício de água não pode ser recuperado no caso da extracção do solo, porque a maioria da água 6000 litros é canalizada para as bacias de decantação. Estas águas tóxicas são tão vastas no tamanho que podem ser vistas do espaço e estão perto de uma trajectória de voo de muitas aves migratórias. Que já causou um impacto devastador, há dois anos achando que era água doce, poucas horas depois de aterrarem em um tanque de decantação morreram directamente 1600 patos.



Os Aborigenes de Fort Chipewyan, em Alberta reporta-se um grande aumento de cancros desde a produção de Tar Sands das suas terras. O seu ambiente circundante tornou-se tão poluído que muitos já não podem beber da água local. Os peixes do rio, que são a sua principal fonte de alimento, estão doentes e impróprios para consumo. A saúde e o bem-estar dos Aborígenes está a ser sacrificado.



A INDUSTRIA DAS TAR SANDS TEM DE SER PARADA SE QUEREMOS UM PLANETA SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL.


 

This free website was made using Yola.

No HTML skills required. Build your website in minutes.

Go to www.yola.com and sign up today!

Make a free website with Yola